Educação continuada: um levantamento de necessidades da equipe de enfermagem

Conteúdo do artigo principal

Milena Froes da Silva
Fabiana Alves da Conceição
Maria Madalena Januário Leite

Resumo

Este estudo teve como objetivo fazer um diagnóstico sobre o Serviço de Educação Continuada (SEC) de um hospital público de São Paulo, a fim de identificar necessidades das equipes de enfermagem que atuam nas diferentes Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Esse serviço, subordinado à diretoria do hospital, realiza atividades educativas com periodicidade variável. Com um levantamento das necessidades sentidas por membros dessas equipes de enfermagem, através de opiniões sobre o modo como o SEC tem operado, seria possível identificar fatores favoráveis, ou desfavoráveis, para a inserção de enfermeiros das UTIs nas ações educativas para o treinamento prático in loco de outros trabalhadores. Espera-se que isso possa contribuir para melhorar o respectivo desempenho e desenvolvimento profissional e também para melhorar a autoestima dos enfermeiros assistenciais exercendo atividades educacionais, não só na própria unidade, mas eventualmente em outras promovidas pelo SEC.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos Originais

Referências

Oguisso T. A educação continuada como fator de mudanças: visão mundial. Nursing 2000;3(20):22-9.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Modernização Administrativa e Recursos Humanos. A educação continuada de enfermeiros do SUS. Brasília: Centro de Documentação; 1990.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação na Saúde. Política de educação e desenvolvimento para o SUS: caminhos para a educação permanente em saúde: pólos de educação permanente em saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2004. 68 p. (Série C. Projetos, Programas e Relatórios).

Bezerra ALQ. O contexto da educação continuada em enfermagem na visão dos gerentes de enfermagem e dos enfermeiros de educação continuada. O Mundo da Saúde 2000;24(5):352-6.

Salum NC, Prado ML. Educação continuada no trabalho: uma perspectiva de transformação da prática e valorização do trabalhador(a) de enfermagem. Texto & Contexto Enfer 2000;9(2):298-311.

Freire P. Pedagogia do oprimido. 12ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra; 1983.

Bezerra ALQ. Treinamento do enfermeiro recém-admitido: viso do treinador e do treinando. Dissertação (Mestrado). Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. São Paulo: 1995.

Kurcgant P. Educação continuada: caminho para a qualidade. Rev Paul Enferm 1997;16(1/3):72-82.

Dalvim RMB, Torres GV, Santos SR. Educação continuada em enfermagem: conhecimentos, atividades e barreiras encontradas em uma maternidade escola. Rev Lat-Americana Enfer 1999;7(5):43-49.

Cadete MMM, Villa EA. A concretude da atividade educativa do enfermeiro. O Mundo da Saúde 2000;24(5):381-6.

Garrido MCF. Cotidiano da educação continuada em enfermagem: valorização do cuidar. O Mundo da Saúde 2000;24(5):373-9.

Freire P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 9ª ed. Rios de Janeiro: Paz e Terra; 1998.

Boff L. Saber cuidar: ética do humano – compaixão pela terra. 7ª ed. Petrópolis: Vozes; 1999.

Gonçalves VLM. Reconstruindo o processo de avaliação de desempenho da equipe de enfermagem do Hospital Universitário da USP. Tese (Doutorado). Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. São Paulo; 2003.

Koizumi MS, Kimura M, Miyadahira AMK, Cruz DALM, Padilha KG, Souza RMC, et al. Educação continuada da equipe de enfermagem nas UTI's do município de São Paulo. Rev Lat-Americana Enfer 1998;6(3):33-41. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11691998000300005

Gil AC. Como elaborar projetos de pesquisa. 3ª ed. São Paulo: Atlas; 1995.

Conselho Nacional de Saúde. Resolução n. 196, de 10 de outubro de 1996. Diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisa envolvendo seres humanos. Bioética 1996;4(2):15-25.

Santos KMAB, Silva MJP. Percepção dos profissionais de saúde sobre a comunicação com os familiares de pacientes em UTI's. Rev Bras Enfer 2006;59(1):61-6. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672006000100012

Chiavenato I. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Campos; 1999.