O ensino de Ciências Básicas na Enfermagem: um panorama desafiador de pesquisa em ensino

Adriana Medeiros Sales de Azevedo, Marco Akerman

Resumo


O presente artigo se propõe a investigar como está a produção de pesquisa em ensino da Enfermagem no que concerne à educação científica, ao ensino específico das disciplinas básicas para Ciências da Saúde, suas estratégias e seus impactos. O método de levantamento de dados foi realizado por meio de pesquisa nas plataformas SciELO e LILACs em língua portuguesa. Os resultados obtidos mostram que mesmo descritores que versam inequivocamente sobre ensino e ciências trazem um grande volume de artigos em sua franca maioria não relacionados com os descritores pesquisados, e, mesmo refinando‑se a busca, os resultados são muito inferiores em volume em relação a outros tipos de produção em ensino da enfermagem. Os resultados sugerem a existência de um grande potencial de expansão na produção científica de pesquisa em ensino da Enfermagem nas áreas de Ciências Básicas da Saúde no Brasil. 


Palavras-chave


educação em enfermagem; ciências da saúde; ensino; enfermagem em saúde pública.

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DOI: https://doi.org/10.7322/abcshs.v40i3.812

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