Fatores que interferem no ensino e aprendizagem de residentes multiprofissionais em saúde: revisão integrativa
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Os Programas de Residência Multiprofissionais em Saúde estão em plena expansão no território brasileiro, tornando-se uma estratégia de formação em saúde que busca o fortalecimento da qualidade da atenção à saúde da população. Esta revisão objetivou identificar as evidências disponíveis nos artigos científicos sobre os fatores que interferem no ensino e aprendizagem de residentes multiprofissionais em saúde. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura desenvolvida nas bases de dados LILACS, Medline e Scopus, na qual foram incluídos 35 estudos, a partir de palavras-chave e descritores, no período de 2005 a 2017. Nos resultados evidenciou-se fatores relacionados à compreensão do papel do residente; a importância da formação dos apoiadores pedagógicos e a interação entre as profissões; a pactuação das atividades entre as instituições de ensino e serviço; a relação entre a teoria e a prática e o desenvolvimento das ações de Educação Permanente em Saúde; a formulação das estratégias de aprendizagem, do planejamento e execução dos espaços formativos; e, os processos avaliativos. Em conclusão o estudo possibilitou identificar os fatores que interferem no ensino e aprendizagem de residentes multiprofissionais em saúde, os quais perpassam por aspectos da construção do aprender e fazer no trabalho coletivo, da integração ensino-serviço e da organização didática-pedagógica.
Downloads
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma licença Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento e adaptação do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Referências
Silva CT, Terra MG, Camponogara S, Kruse MHL, Roso CC, Xavier MS. Educação permanente em saúde a partir de profissionais de uma residência multidisciplinar: estudo de caso. Rev Gaúcha Enferm. 2014;35(3):49-54. http://dx.doi.org/10.1590/1983-1447.2014.03.44512
Fiorano AMM, Guarnieri AP. Residência multiprofissional em saúde: tem valido a pena? ABCS Health Sci. 2015; 40(3):366-9. https://dx.doi.org/10.7322/abcshs.v40i3.823
Bezerra TCA, Falcão MLP, Goes PSA, Felisberto E. Avaliação de programas de formação profissional em saúde: construção e validação de indicadores. Trab Educ Saúde. 2016;14(2):445-72. http://dx.doi.org/10.1590/1981-7746-sip00111
Canabarro JL, Siqueira DF, Terra MG. A inserção dos profissionais integrantes das residências multiprofissionais em serviços de saúde: revisão de literatura. Rev Soc Hum. 2016;29(3):121-28. http://dx.doi.org/10.5902/2317175824168
Casanova IA, Batista NA, Ruiz-Moreno L. Formação para o trabalho em equipe na residência multiprofissional em saúde. ABCS Health Sci. 2015;40(3)229-33. https://dx.doi.org/10.7322/abcshs.v40i3.800
Fernandes MNS, Beck CLC, Weiller TH, Viero V, Freitas PH, Prestes FC. Sofrimento e prazer no processo de formação de residentes multiprofissionais em saúde. Rev Gaúcha Enferm. 2015;36(4):90-7. http://dx.doi.org/10.1590/1983-1447.2015.04.50300
Lunas Junior FJ, Barreto RMA, Vasconcelos MIO. Posicionamento dos coordenadores da Atenção Básica sobre egressos da residência multiprofissional em Saúde da Família. Rev Bras Ciênc Saúde. 2014;18(4):325-32.
Santos IG, Batista NA, Devincenzi MU. Residência Multiprofissional em Saúde da Família: concepção de profissionais de saúde sobre a atuação do nutricionista. Interface. 2015;19(53):349-60. http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622014.0330
Sanches VS, Ferreira PM, Veronez AV, Koch R, Souza AS, Cheade MFM, et al. Burnout e Qualidade de Vida em uma Residência Multiprofissional: um Estudo longitudinal de dois anos. Rev Bras Educ Méd. 2016;40(3):430-6. http://dx.doi.org/10.1590/1981-52712015v40n3e01022015
Goulart CT, Silva RM, Bolzan MEO, Guido LA. Perfil sociodemográfico e acadêmico dos residentes multiprofissionais de uma universidade pública. Rev Rene. 2012;13(1):178-86.
Carvalho CN, Melo-Filho DA, Carvlho JAG, Amorim ACG. Prevalência e fatores associados aos transtornos mentais comuns em residentes médicos e da área multiprofissional. J Bras Psiquiatr. 2013;62(1):38-45. http://dx.doi.org/10.1590/S0047-20852013000100006
Guido LA, Silva RM, Goulart CT, Bolzan MEO, Lopes LFD. Síndrome de Burnout em residentes multiprofissionais de uma universidade pública. Rev Esc Enferm USP. 2012;46(6):1477-83. http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342012000600027
Landim SA, Silva GTR, Batista NA. Residência multiprofissional em saúde da família: vivência hospitalar dos enfermeiros multiprofissional. Rev Baiana Enferm. 2012;26(1):375-86. http://dx.doi.org/10.18471/rbe.v26i1.6050
Pagani R, Andrade LOM. Preceptoria de território, novas práticas e saberes na estratégia de educação permanente em saúde da família: o estudo do caso de Sobral, CE. Saúde Soc. 2012;21(supl.1):94-106. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-12902012000500008
Rossoni E. Residência na atenção básica à saúde em tempos líquidos. Physis. 2015;25(3):1011-31. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73312015000300017
Ferreira RC, Varga CRR, Silva RF. Trabalho em equipe multiprofissional: a perspectiva dos residentes médicos em saúde da família. Ciênc Saúde Coletiva. 2009;14(supl.1):1421-8. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232009000800015
Domingos CM, Nunes EFPA, Carvalho BG. Potencialidades da Residência Multiprofissional em Saúde da Família: o olhar do trabalhador de saúde. Interface. 2015;19(55):1221-32. http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622014.0653
Nascimento DDG, Oliveira MAC. Competências profissionais e o processo de formação na Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade. Saúde Soc. 2010;19(4):814-27. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-12902010000400009
Silva JC, Contim D, Ohl RIB, Chavaglia SRR, Amaral EMS. Perception of the residents about their performance in the multidisciplinary residency program. Acta Paul Enferm. 2015;28(2):132-38. http://dx.doi.org/10.1590/1982-0194201500023
Scherer MDA, Pires DEP, Jean R. A construção da interdisciplinaridade no trabalho da Equipe de Saúde da Família. Ciênc Saúde Coletiva. 2013;18(11):3203-12. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232013001100011
Dallegrave D, Kruse MHL. No olho do furacão, na ilha da fantasia: a invenção da residência multiprofissional em saúde. Interface. 2009;13(28):213-26. http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832009000100018
Conrad P, Sketris I, Langille-Ingram E. Participants' perceptions of a multidisciplinary training program for graduate and postgraduate students in drug use management and policy. Am J Pharm Educ. 2013;77(5):102.http://dx.doi.org/10.5688/ajpe775102
Nordi ABA, Aciole GG. Apoio matricial: uma experiência da residência multiprofissional em saúde. Trab Educ Saúde. 2017;15(2):485-500. http://dx.doi.org/10.1590/1981-7746-sol00053
Dias IMAV, Pereira AK, Batista SHSS, Casanova IA. A tutoria no processo de ensino-aprendizagem no contexto da formação interprofissional em saúde. Saúde Debate. 2016;40(111):257-67. http://dx.doi.org/10.1590/0103-1104201611120
Silva CT, Terra MG, Kruse MHL, Camponogara S, Xavier MS. Residência multiprofissional como espaço intercessor para a educação permanente em saúde. Texto Contexto Enferm. 2016;25(1):e2760014.http://dx.doi.org/10.1590/0104-0707201600002760014
Jesus ML, Araújo D. Politização e formação em serviço: significados e sentidos atribuídos pelos residentes em uma residência multiprofissional em saúde mental na Bahia. Psicol Teor Prat. 2011;13(3):67-80.
Martins GDM, Caregnato RCA, Barroso VLM, Ribas DCP. Implementação de residência multiprofissional em saúde de uma universidade federal: trajetória histórica. Rev Gaúcha Enferm. 2016;37(3):e57046. http://dx.doi.org/10.1590/1983-1447.2016.03.57046
Manho F, Soares LBT, Nicolau SM. Reflexões sobre a prática do residente terapeuta ocupacional na estratégia saúde da família no município de São Carlos. Rev Ter Ocup USP. 2013;24(3):233-41. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v24i3p233-241
Brites LS, Weiller TH, Silveira D, Françóis APW, Rosa FMello, Righi LB. "A gente vai aprendendo": o apoio matricial na estratégia de saúde da família em um programa de residência multiprofissional integrada no interior do Rio Grande do Sul, Brasil. Saúde Debate. 2014;38(101):285-95. http://dx.doi.org/10.5935/0103-1104.20140026
Landim SA, Batista NA, Silva GTR. Vivência clínica hospitalar: significados para enfermeiros residentes em Saúde da Família. Rev Bras Enferm. 2010;63(6):913-20. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672010000600007
Honda K, Chirelli MQ. Residência Multiprofissional em Saúde: formação com metodologias ativas de ensino-aprendizagem. Indag Didac. 2015;7(3):49-61.
Miranda Neto MV, Leonello VM, Oliveira MAC. Residências multiprofissionais em saúde: análise documental de projetos político-pedagógicos. Rev Bras Enferm. 2015;68(4):586-93. http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167.2015680403i
Melo MC, Queluci GC, Gouvêa MV. Problematizando a residência multiprofissional em oncologia: protocolo de ensino prático na perspectiva de residentes de enfermagem. Rev Esc Enferm USP. 2014;48(4):706-14.http://dx.doi.org/10.1590/S0080-623420140000400019
Lobato CP, Melchior R, Baduy RS. A dimensão política na formação dos profissionais de saúde. Physis. 2012;22(4):1273-91. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73312012000400002
Lima M, Santos L. Formação de psicólogos em residência multiprofissional: transdisciplinaridade, núcleo profissional e saúde mental. Psicol Ciênc Prof. 2012;32(1):126-41. http://dx.doi.org/10.1590/S1414-98932012000100010
Salvador AS, Medeiros CS, Cavalcanti PB, Carvalho RN. Construindo a multiprofissionalidade: um olhar sobre a residência multiprofissional em saúde da família e comunidade. Rev Bras Ciênc Saúde. 2011;15(3):329-38.
Vasconcelos MIO, Souza FL, Lira GV, Dias MSA, Silva GSN. Avaliação de programas de residência multiprofissional em saúde da família por indicadores. Trab Educ Saúde. 2015;13(supl.2):53-77. http://dx.doi.org/10.1590/1981-7746-sip00080
Stillwell. Asking compelling, clinical questions. In: Melnyk BM, Fineout-Overholt E. Evidence-based practice in nursing & healthcare. A guide to best practice. Philadelphia: Wolters Kluwer, Lippincott Williams & Wilkins; 2011.
Sarmento LF, França T, Medeiros KR, Santos MR, Ney MS. A distribuição regional da oferta de formação na modalidade Residência Multiprofissional em Saúde. Saúde Debate. 2017;41(113):415-24. http://dx.doi.org/10.1590/0103-1104201711306
Ribeiro KRB, Prado ML. A prática educativa dos preceptores nas residências em saúde: um estudo de reflexão. Rev Gaúcha Enferm. 2013;34(4):161-5. http://dx.doi.org/10.1590/1983-1447.2014.01.43731