Fontes de evidência de validade na avaliação da competência motora percebida em escolares brasileiros

Conteúdo do artigo principal

Wivianne Abreu Cavalcante
Bartira Pereira Palma
Anderson Henry Pereira Feitoza
Evandro Morais Peixoto
Maria Teresa Cattuzzo

Resumo

Introdução: O julgamento que uma criança faz sobre sua competência no domínio motor é conhecido como competência motora percebida, um elemento-chave na construção do comportamento saudável da criança. A Escala Pictórica de Percepção de Competência nas Habilidades de Movimento (PMSC) parece ser uma ferramenta adequada na avaliação do PMC, mas sua validade precisa ser testada. Objetivo: Examinar a estrutura interna, a validade convergente e a reprodutibilidade da escala PMSC. Métodos: A amostra foi composta por 187 escolares brasileiros saudáveis (9,6 anos ± 0,8); foram aplicados os questionários PMSC e a escala Self-Perception Profile for Children. Resultados: As análises fatoriais confirmatórias indicaram índices de ajuste classificados como adequados para um modelo de dois fatores para a PMSC; os índices de confiabilidade foram satisfatórios (alfa de Conbrach: 0,654 e 0,652 para os subdomínios locomoção e controle de objetos, respectivamente); validade convergente (r=0,41 e r=0,56, p<0,001, para os subdomínios locomoção e controle de objeto, respectivamente). Conclusão: Esses resultados contribuem para o acúmulo de fontes de evidências para que a escala PMSC seja, de fato, uma ferramenta válida para a avaliação da competência motora percebida em um contexto local e global.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Cavalcante, W. A., Palma, B. P., Feitoza, A. H. P., Peixoto, E. M., & Cattuzzo, M. T. (2023). Fontes de evidência de validade na avaliação da competência motora percebida em escolares brasileiros. ABCS Health Sciences, 48, e023211. https://doi.org/10.7322/abcshs.2021109.1837
Seção
Artigos Originais

Referências

Deci EL, Ryan RM. The “What” and “Why” of Goal Pursuits: Human Needs and the Self-Determination of Behavior. Psychol Inq. 2000;11(4):227-68. https://doi.org/10.1207/S15327965PLI1104_01

Ford ME. Motivating humans: goals, emotions, and personal agency beliefs. SAGE, 1992.

Shavelson RJ, Hubner JJ, Stanton GC. Self-Concept: Validation of Construct Interpretations. Rev Educ Res. 1976;46(3):407-41. https://doi.org/10.3102/00346543046003407

Harter S. Effectance Motivation Reconsidered. Toward a Developmental Model. Hum Dev. 1978;21:34-64. https://doi.org/10.1159/000271574

Harter S. Manual of the self-perception profile for children. University of Denver; 1985.

Barnett LM, Ridgers ND, Zask A, Salmon J. Face validity and reliability of a pictorial instrument for assessing fundamental movement skill perceived competence in young children. J Sci Med Sport. 2015;18(1):98-102. https://doi.org/10.1016/j.jsams.2013.12.004

Barnett LM, Vazou S, Abbott G, Bowe SJ, Robinson LE, Ridgers ND, et al. Construct validity of the pictorial scale of Perceived Movement Skill Competence. Psychol Sport Exerc. 2016;22:294-302. https://doi.org/10.1016/j.psychsport.2015.09.002

Ulrich D. Test of Gross Motor Development-2. Prod-Ed; 2000.

Cattuzzo MT, Henrique RS, Ré AHN, Oliveira IS, Melo BM, Moura MS, et al. Motor competence and health related physical fitness in youth: a systematic review. J Sci Med Sport. 2016;19(2):123-9. https://doi.org/10.1016/j.jsams.2014.12.004

Stodden DF, Goodway JD, Langendorfer SJ, Roberton MA, Rudisill ME, Garcia C, et al. A developmental perspective on the role of motor skill competence in physical activity: an emergent relationship. Quest. 2008;60(2):290-306. https://doi.org/10.1080/00336297.2008.10483582

Harter S, Pike R. The Pictorial Scale of Perceived Competence and Social Acceptance for Young Children. Child Dev. 1984;55(6):1969-82.

Morano M, Bortoli L, Ruiz MC, Campanozzi A, Robazza C. Actual and perceived motor competence: Are children accurate in their perceptions? PLoS One. 2020;15(5):e0233190. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0233190

He Q, Ng JYY, Cairney J, Bedard C, Ha ASC. Association between Physical Activity and Fundamental Movement Skills in Preschool-Aged Children: Does Perceived Movement Skill Competence Mediate This Relationship? Int J Environ Res Public Health. 2021;18(3):1289. https://doi.org/10.3390/ijerph18031289

Lopes VP, Barnett LM, Saraiva L, Gonçalves C, Bowe SJ, Abbott G, et al. Validity and reliability of a pictorial instrument for assessing perceived motor competence in Portuguese children. Child Care Health Dev. 2016;42(5):666-74. https://doi.org/10.1111/cch.12359

Estevan I, Molina-García J, Abbott G, Bowe SJ, Castillo I, Barnett LM. Evidence of Reliability and Validity for the Pictorial Scale of Perceived Movement Skill Competence in Spanish Children. J Motor Learning Dev. 2018;6(s2):S205-22. https://doi.org/10.1123/jmld.2016-0065

Valentini NC, Barnett LM, Bandeira PFR, Nobre GC, Zanella LW, Sartori RF. The Pictorial Scale of Perceived Movement Skill Competence: Determining Content and Construct Validity for Brazilian Children. J Motor Learning Dev. 2018;6(s2):S189-204. https://doi.org/10.1123/jmld.2016-0043

Primi R, Muniz M, Nunes CHS. Definições contemporâneas de validade de testes psicológicos. In: Hutz CS. Avanços e polêmicas em avaliação psicológica. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2009; p. 243-65.

Pasquali L. Validade dos testes psicológicos: será possível reencontrar o caminho? Psic Teor Pesq. 2007;23(spe):99-107. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722007000500019

Souza AC, Alexandre NMC, Guirardello EB. Propriedades psicométricas na avaliação de instrumentos: avaliação da confiabilidade e da validade. Epidemiol Serv Saúde. 2017;26(3):649-59. https://doi.org/10.5123/s1679-49742017000300022

Cole TJ, Bellizzi MC, Flegal KM, Dietz WH. Establishing a standard definition for child overweight and obesity worldwide: international survey. BMJ. 2000;320(7244):1240-3. https://doi.org/10.1136/bmj.320.7244.1240

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Pesquisa nacional por amostra de domicílios: síntese de indicadores 2015. Rio de Janeiro: IBGE; 2016.

Nunes CHSS, Primi R. Aspectos técnicos e conceituais da ficha de avaliação dos testes psicológicos. In: Conselho Federal de Psicologia (CFP). Avaliação Psicológica: Diretrizes na Regulamentação da Profissão. Brasília: CFP, 2010; p.101-28.

Nunnally J, Jum N, Bernstein IH, Bernstein I. Psychometric theory. McGraw-Hill, 1994.

Tabachnick BG, Fidell LS. Using multivariate statistics. Pearson, 2013.

Pasquali L. Instrumentação psicológica: fundamentos e práticas. Artmed, 2009.

Schweizer K. Some guidelines concerning the modeling of traits and abilities in test construction. Eur J Psychol Assess. 2010;26(1):1-2. https://doi.org/10.1027/1015-5759/a000001

Leech NL, Barrett KC, Morgan GA, Clay JN, Quick D. SPSS for intermediate statistics: use and interpretation. 2nd ed. Lawrence Erlbaum Associates Publishers, 2005.

Venetsanou F, Kossyva I, Valentini N, Afthentopoulou AE, Barnett L. Validity and Reliability of the Pictorial Scale of Perceived Movement Skill Competence for Young Greek Children. J Motor Learning Dev. 2018;6(s2):S239-51. https://doi.org/10.1123/jmld.2017-0028

Estevan I, Barnett LM. Considerations related to the definition, measurement and analysis of perceived motor competence. Sports Med. 2018;48(12):2585-94. https://doi.org/10.1007/s40279-018-0940-2

Harter S. Developmental processes in the construction of the self. In: Yawkey TD, Johnson JE. Integrative processes and socialization: early to middle childhood. Lawrence Erlbaum Associates, 1988; p. 45-78.

Estevan I, Molina-García J, Bowe SJ, Alvarez O, Castillo I, Barnett LM. Who can best report on children’s motor competence: Parents, teachers, or the children themselves? Psychol Sport Exerc. 2018;34:1-9. https://doi.org/10.1016/j.psychsport.2017.09.002

Barnett LM, Robinson LE, Webster EK, Ridgers ND. Reliability of the Pictorial Scale of Perceived Movement Skill Competence in 2 Diverse Samples of Young Children. J Phys Act Health. 2015;12(8):1045-51. https://doi.org/10.1123/jpah.2014-0141