Estratégias de enfrentamento adotadas por alunos e professores no contexto da pandemia de COVID-19: um estudo transversal

Conteúdo do artigo principal

Shana Hastenpflug Wottrich
Lucas Pitrez Mocellin
Camila Simonetti Pase Ferrão
Rovana Kinas Bueno
Lais Alves Vargas

Resumo

Introdução: Mediante a crise sanitária instaurada pela Pandemia de COVID-19, no Brasil, atividades presenciais nas universidades foram interrompidas, seguindo diretrizes para minimizar níveis de contaminação por coronavírus, com implicações para a saúde mental de estudantes e professores. Objetivo: Identificar estratégias de enfrentamento utilizadas por alunos e professores de uma universidade brasileira durante a pandemia de COVID-19, e variáveis sociodemográficas e institucionais/acadêmicas associadas. Métodos: Realizou-se um levantamento transversal, com questionário online contendo questões sobre aspectos socioeconômicos e a Escala de Modos de Enfrentamento. Resultados: 671 alunos e 231 professores de uma universidade pública do sul do Brasil utilizaram mais estratégias de enfrentamento focadas no problema, seguidas de busca de apoio social. Para os docentes, as variáveis frequência que saíram de casa e gênero associaram-se positivamente a estratégias focadas no problema, na emoção e religião/pensamento fantasioso, respectivamente. Quanto aos estudantes, as mulheres usaram predominantemente estratégias focadas na emoção e estratégias voltadas à religião/pensamento fantasioso. Os estudantes com 27 anos ou mais usaram mais estratégias focadas no problema e pessoas com 18-20 anos e 21-26 anos, usaram predominantemente estratégias focadas na emoção. Viver com a família e sair de casa 8 dias ou mais associaram-se à estratégia focada na religião/pensamento fantasioso. Conclusão: Sugere-se atenção às variáveis gênero, idade e frequência de saída de casa no planejamento de ações de saúde mental para fomentar o uso ampliado de estratégias de enfrentamento por estudantes e professores universitários ao longo de momentos de crise de desenvolvimento, como os que emergiram na pandemia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Wottrich, S. H., Mocellin, L. P., Ferrão, C. S. P., Bueno, R. K., & Vargas, L. A. (2023). Estratégias de enfrentamento adotadas por alunos e professores no contexto da pandemia de COVID-19: um estudo transversal. ABCS Health Sciences, 48, e023220. https://doi.org/10.7322/abcshs.2022006.2051
Seção
Artigos Originais

Referências

Schuchmann AZ, Schnorrenberger BL, Chiquetti ME, Gaiki RS, Raimann BW, Maeyama MA. Vertical social isolation X Horizontal social isolation: health and social dilemmas in coping with the COVID-19 pandemic. Braz J Heal Rev. 2020;3(2):3556-76. https://doi.org/10.34119/bjhrv3n2-185

Lana RM, Coelho FC, Gomes MFC, Cruz OG, Bastos LS, Villela DAM, et al. The novel coronavirus (SARS-CoV-2) emergency and the role of timely and effective national health surveillance. Cad Saude Publica. 2020;36(3):e00019620. https://doi.org/10.1590/0102-311x00019620

Lima CKT, Carvalho PMM, Lima IAAS, Nunes JVAO, Saraiva JS, Souza RI, et al. The emotional impact of coronavirus 2019-nCoV (New Coronavirus Disease). Psychiatry Res. 2020;287:e112915. https://doi.org/10.1016/j.psychres.2020.112915

Li W, Yang Y, Liu ZH, Zhao YJ, Zhang Q, Zhang L, et al. Progression of Mental Health Services during the COVID-19 Outbreak in China. Int J Biol Sci. 2020;16(10):1732-8. https://doi.org/10.7150/ijbs.45120

World Health Organization (WHO). Mental health and psychosocial considerations during COVID-19 outbreak. Available from: https://www.who.int/docs/default-source/coronaviruse/mental-health-considerations.pdf

Brooks SK, Webster RK, Smith LE, Woodland L, Wessely S, Greenberg N, et al. The psychological impact of quarantine and how to reduce it: a rapid review of the evidence. Lancet. 2020;395(10227):912-20. https://doi.org/10.1016/S0140-6736(20)30460-8

Ornell F, Schuch JB, Sordi AO, Kessler FHP. “Pandemic fear” and COVID-19: mental health burden and strategies. Braz J Psychiatry. 2020;42(3):232-5. https://doi.org/10.1590/1516-4446-2020-0008

Lazarus RS, Folkman S. Stress, appraisal, and coping. New York: Springer; 1984.

Oliveira CT, Carlotto RC, Vasconcelos SJL, Dias ACG. College adjustment and coping in Brazilian college students: a review of literature. Rev Bras Orientac Prof. 2014;15(2):177-86.

Koening HG. Religious attitudes and practices of hospitalized medically ill older adults. Int J Geriatr Psychiatry. 1998;13(4):213-24. https://doi.org/10.1002/(sici)1099-1166(199804)13:4<213::aid-gps755>3.0.co;2-5

Seidl EMF, Tróccoli BT, Zannon CMLC. Factorial analysis of a coping measure. Psicol Teor Pesqui. 2001;17(3):225-34. https://doi.org/10.1590/s0102-37722001000300004

Amaral-Prado HM, Borghi F, Mello TMVF, Grassi-Kassisse DM. The impact of confinement in the psychosocial behaviour due COVID-19 among members of a Brazilian university. Int J Soc Psychiatry. 2021;67(6):720-7. https://doi.org/10.1177/0020764020971318

Patias ND, Von Hohendorff J, Cozzer AJ, Flores PA, Scorsolini-Comin F. Mental health and coping strategies in undergraduate students during COVID-19 pandemic. Trends Psychol. 2021;29:414-33. https://doi.org/10.1007/s43076-021-00069-z

Son C, Hegde S, Smith A, Wang X, Sasangohar F. Effects of COVID-19 on college students’ mental health in the United States: Interview survey study. J Med Internet Res. 2020;22(9):e21279. https://doi.org/10.2196/21279

Husky MM, Kovess-Masfety V, Swendsen JD. Stress and anxiety among university students in France during Covid-19 mandatory confinement. Compr Psychiatry. 2020;102:152191. https://doi.org/10.1016/j.comppsych.2020.152191

Salman M, Asif N, Mustafa ZU, Khan TM, Shehzadi N, Tahir H, et al. Psychological Impairment and Coping Strategies during the COVID-19 Pandemic among Students in Pakistan: A Cross-Sectional Analysis. Disaster Med Public Health Prep. 2020;1-7. https://doi.org/10.1017/dmp.2020.397

Rogowska AM, Kuśnierz C, Bokszczanin A. Examining Anxiety, Life Satisfaction, General Health, Stress and Coping Styles During COVID-19 Pandemic in Polish Sample of University Students. Psychol Res Behav Manag. 2020;13:797-811. https://doi.org/10.2147/prbm.s266511

Pinto PS, Nunes FMR, Campos DS, Freitas RHB, Bonan PRF, Batista AUD. Burnout syndrome in Odontology, Medicine and Nursing students: a literature review. REFACS. 2018;6(2):237-48. https://doi.org/10.18554/refacs.v6i2.2822

Betoret FD, Artiga AG. Barriers perceived by teachers at work, coping strategies, self-efficacy and burnout. Span J Psychol. 2010;13(2):637-54. https://doi.org/10.1017/S1138741600002316

Silveira KA, Enumo SRF, Paula KMP, Batista EP. Teachers stress and struggle to cope with pressure (a literature analysis). Educ Rev. 2014;30(4):15-36. https://doi.org/10.1590/s0102-46982014000400002

Meléndez JC, Mayordomo T, Sancho P, Tomás JM. Coping strategies: gender differences and development throughout life span. Span J Psychol J Psychol. 2012;15(3):1089-98. https://doi.org/10.5209/rev_SJOP.2012.v15.n3.39399

Carlotto RC, Teixeira MAP, Dias ACG. Adaptation to university and coping among undergraduate students. Psico-USF. 2015;20(3):421-32. https://doi.org/10.1590/1413-82712015200305

Kamaludin K, Chinna K, Sundarasen S, Khoshaim HB, Nurunnabi M, Baloch GM, et al. Coping with COVID-19 and movement control order (MCO): experiences of university students in Malaysia. Heliyon. 2020;6(11):e05339. https://doi.org/10.1016/j.heliyon.2020.e05339