Treinamento resistido para crianças e adolescentes

Conteúdo do artigo principal

Jucemar Benedet
Juliana Carla Freddi
Alexandre Paiva Luciano
Fernando de Souza Almeida
Gilvan Lira da Silva
Patrícia de Fragas Hinnig
Fernando Adami

Resumo

Em uma sociedade onde a aparência corporal é muito valorizada, as academias de musculação são procuradas de forma cada vez mais precoce pelos jovens. O objetivo deste estudo foi fazer uma análise retrospectiva sobre a evolução das recomendações do treinamento resistido para crianças e adolescentes. A busca bibliográfica foi realizada nas bases de dados PubMed, Web of Science e Scielo. As estratégias de busca incluíram a combinação dos seguintes descritores: “resistance training”, “strength training”, “weight-training” “adolescents”, “children” e “youth”. A busca bibliográfica resultou em 349 artigos. A leitura e análise dos resumos pelos autores resultou na seleção de 25 artigos, respeitando os critérios de inclusão adotados. Os resultados indicam que as primeiras publicações sobre o tema ocorreram em 1990 e, a partir de então, observou-se uma evolução substancial tanto no número de publicações quanto nas abordagens do treinamento resistido para crianças e adolescentes. A análise dos artigos mostra que atualmente é possível encontrar informações qualificadas cujos indicativos suportam a prática do treinamento resistido por parte de crianças e adolescentes de forma segura e eficaz. Pode-se concluir que não restam dúvidas sobre os benefícios do treinamento resistido para a saúde dos jovens, respeitadas as recomendações vigentes as quais são pontuadas ao longo desta revisão. Convém destacar que permanecem latentes questões associadas às respostas crônicas do treinamento resistido nesta faixa etária, assim como dúvidas em relação à prescrição para as diferentes idades, ergonomia dos equipamentos e ambientes.

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Detalhes do artigo

Como Citar
Benedet, J., Freddi, J. C., Luciano, A. P., Almeida, F. de S., Silva, G. L. da, Hinnig, P. de F., & Adami, F. (2013). Treinamento resistido para crianças e adolescentes. ABCS Health Sciences, 38(1). https://doi.org/10.7322/abcshs.v38i1.7
Seção
Artigos de Revisão
Biografia do Autor

Jucemar Benedet, Universidade Federal de Santa Catarina/ Universidade do Sul de Santa Catarina

Programa de Pós-graduação em Educação Física – UFSC – Florianópolis (SC), Brasil. Curso de Graduação em Educação Física – Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) – (SC), Brasil.

Juliana Carla Freddi, Universidade do Sul de Santa Catarina

Curso de Graduação em Educação Física – Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) – (SC), Brasil.

Alexandre Paiva Luciano, Faculdade de Medicina do ABC

Departamento de Saúde da Coletividade – Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) – Santo André (SP), Brasil.

Fernando de Souza Almeida, Faculdade de Medicina do ABC

Departamento de Saúde da Coletividade – Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) – Santo André (SP), Brasil.

Gilvan Lira da Silva, Faculdade de Medicina do ABC

Departamento de Saúde da Coletividade – Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) – Santo André (SP), Brasil.

Patrícia de Fragas Hinnig, Universidade de São Paulo

Departamento de Epidemiologia – Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP) – São Paulo (SP), Brasil.

Fernando Adami, Faculdade de Medicina do ABC

Departamento de Saúde da Coletividade – Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) – Santo André (SP), Brasil.

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