Impacto de ação educativa na manutenção do decúbito elevado como medida preventiva de pneumonia associada à ventilação mecânica em Unidade de Terapia Intensiva
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Resumo
Introdução: A pneumonia adquirida na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ocasiona o prolongamento da hospitalização e impacta na mortalidade. Intervenções educativas com profissionais de saúde são estratégias de prevenção relevantes nas infecções relacionadas à assistência à saúde. Objetivo: Avaliar o resultado de uma ação educativa na adesão à manutenção do decúbito elevado, acima de 30 graus, como medida para prevenção de pneumonia associada à ventilação mecânica. Métodos: Estudo quase experimental do tipo antes e depois desenvolvido na UTI do Hospital Universitário de Londrina, no período de março e junho de 2010, dividido em três fases (pré-intervenção, intervenção e pós-intervenção). Durante o período de estudo, foram treinados 49 profissionais. Foram realizadas observações diretas da altura do decúbito antes e após o treinamento e coletados dados clínicos dos pacientes admitidos na UTI. A adesão à recomendação de manter o decúbito elevado foi definida como a manutenção de decúbito acima de 30 graus para cada observação. Resultados: A média de angulação do decúbito apresentou aumento significativo do período pré-intervenção (27,85 ± 6,76 graus) para o primeiro mês pós-intervenção (30,70 ± 8,18 graus; p<0,001), no entanto esses valores não persistiram no terceiro mês de observação pós-intervenção (29,46 ± 6,19 graus). Conclusão: A ação educativa mostrou-se eficaz a curto prazo, na adesão à elevação do decúbito em ambiente hospitalar, porém essa adesão sofreu redução progressiva, demonstrando a necessidade de uma intervenção continuada para manutenção dos resultados.
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